Qual é o retorno do investimento de uma estratégia digital?
O ROI é o indicador financeiro que permite medir e comparar o retorno de um investimento. Isto irá ajudá-lo a determinar a relevância de cada operação implementada, a fim de selecionar apenas a melhor. No caso de uma estratégia digital para contabilistas ajuramentados, este retorno do investimento deve antes de mais ter um aspeto qualitativo, ou seja, deve jogar a favor da reputação e imagem do seu gabinete.
Uma estratégia de comunicação digital eficaz é construída a longo prazo. Portanto, não espere resultados imediatos: a paciência será um dos seus melhores aliados. Como exemplo, estima-se que o ROI dos meios de comunicação social seja o facto de que um negócio ainda existirá dentro de cinco anos. Para ter sucesso na construção desta estratégia sólida e sustentável, não deve poupar nos investimentos financeiros e humanos.
A segunda possibilidade é medir quantitativamente o seu retorno do investimento. Aqui estão vários exemplos de ROI mensurável:
- Número de clientes
- Número de contratos
- Tráfego para o seu site
- Número de cliques no seu site
- Número de leads qualificados
- Taxa de conversão
- Número de visualizações dos seus vídeos
- Número de subscritores nas suas diferentes redes sociais
- Número de chamadas recebidas
Graças a estes indicadores e de acordo com os objetivos que terá definido previamente, poderá medir com precisão cada ação de comunicação para poder otimizá-los e evitar qualquer investimento financeiro mal sucedido.
Estratégia digital: preste atenção à sua reputação!
Qualquer ação de comunicação digital implementada terá um impacto, positivo ou negativo, sobre a reputação digital da sua prática. O objetivo é, evidentemente, que estes benefícios sejam positivos! Quem melhor do que você para saber que a sua profissão de contabilista é regida por um grande número de regras? Algumas delas, relacionadas com a aceitação e renovação da missão, podem, em particular, levar o contabilista a optar por pôr termo à relação que tem com um cliente.
Quando este tipo de decisão é tomada, o contabilista pode ver-se confrontado com um cliente insatisfeito. O risco ? Uma opinião negativa publicada no seu gabinete, nas redes sociais, num fórum profissional ou no seu perfil Google, pode prejudicar a reputação da sua firma. Os seus projetos e clientes podem preocupar-se e ter uma má ideia do seu trabalho, o que pode, numa segunda vez, afetar a moral e a motivação das suas equipas. Estes comentários não refletem o que faz a sua empresa. O contabilista deve manter uma vigilância regular sobre estes comentários e opiniões, a fim de poder responder-lhes com toda a honestidade e preservar a sua notoriedade. Este trabalho faz inteiramente parte da sua estratégia de comunicação digital.