Porque é que o negócio está à venda?
Os empresários têm todo o tipo de razões legítimas para vender o seu negócio, no entanto, saber o verdadeiro motivo para vender o seu negócio é essencial. Tem o direito de fazer tantas perguntas quantas quiser quando é um potencial comprador, por isso sinta-se à vontade para começar com esta pergunta, para que a negociação seja confiante.
O negócio é financeiramente viável?
Esta pode parecer ser a pergunta óbvia a fazer. Antes de estudar os documentos contabilísticos e financeiros utilizados para julgar a rentabilidade de uma empresa, falar sobre isso com o vendedor é uma ótima forma de avaliar a sua autenticidade. Se houver algum problema, é provável que ele esteja nervoso e impreciso sobre as informações que lhe está a dar.
Quem são os clientes da empresa e são leais ao atual proprietário?
Os clientes são uma grande parte da definição do valor de um negócio. Precisará de saber se as expectativas dos clientes do negócio que pretende adquirir correspondem à sua experiência, competências e conhecimentos. O cliente tem a ver com valor, mas também se o negócio é adequado para si, o que é muito importante para o sucesso da sua viagem empreendedora.
Também precisa de se certificar de que quando compra o negócio, também compra todos os seus clientes. A fidelidade do cliente está relacionada com o atual proprietário ou com o próprio negócio? A resposta a esta pergunta é um fator decisivo. Terá de determinar a situação exata antes de poder estabelecer uma avaliação ou prosseguir com a transação.
Como é que o vendedor fixou o seu preço?
Esta é outra pergunta extremamente importante a fazer. Os vendedores estão frequentemente ligados emocionalmente aos seus negócios. É portanto essencial saber se a avaliação do preço da empresa foi feita por um profissional, tal como um contabilista especializado na venda e compra de uma empresa ou se o efeito do proprietário poderia ter influenciado o preço.
É possível aceder a contas e outros registos importantes relacionados com o negócio?
Qualquer empresa que pretenda comprar deve ter os documentos adequados e pô-los à sua disposição. Registos fiscais, documentos do vendedor e faturas permitir-lhe-ão avaliar as coisas com precisão. Sem estes documentos, interrompa qualquer diálogo. Sem registos, não poderá chegar a uma avaliação do valor ou viabilidade de uma empresa em funcionamento, mesmo que o preço que lhe é oferecido tenha sido fixado por um profissional.
Os empregados da empresa estão conscientes do seu potencial de venda?
Durante uma aquisição de empresa, os seus empregados podem ser uma mina de informação, ajuda e conforto ou, pelo contrário, um espinho ao seu lado. Se a empresa tiver empregados, há obrigações legais a cumprir, mas também deve avaliar se eles estão satisfeitos com a venda e prontos para trabalhar consigo.
O ideal é que os empregados sejam mantidos informados sobre a venda e tratados adequadamente. Assumir o controlo da empresa será então muito mais fácil. Uma força de trabalho descontente pode, de facto, ser um problema gigantesco por si só para ser ultrapassado.
Comunique com o pessoal existente para os manter ao seu lado e trabalhar para si. Faça a pergunta, depois aja rapidamente e em conformidade, caso contrário poderá afetar significativamente o valor do negócio.
Quanto tempo lhe resta no arrendamento comercial?
Se houver um contrato de arrendamento atual, precisa de saber quanto tempo dura e qual o fator nos custos que resultarão. Estes serão provavelmente substanciais, pelo que este é um elemento essencial na negociação de um negócio existente. Deverá solicitar uma cópia deste contrato de arrendamento como parte do processo de due diligence.
O que é a devida diligência ao comprar um negócio?
Normalmente, na altura da due diligence, terá avançado nas negociações para comprar um negócio, mas isso não significa que já não possa optar por não participar ou ajustar os termos do acordo.
A diligência devida ocorre geralmente depois de a intenção de compra ter sido confirmada e de ter concordado com um preço preliminar. O vendedor deverá então dar-lhe acesso total às contas e registos da empresa e da gestão.
A diligência devida é, portanto, a fase em que se pode realmente medir o valor de uma empresa comparando os seus ativos e passivos.
Para além de analisar cuidadosamente as contas, irá querer obter uma medida do inventário, estado e valor de qualquer estabelecimento comercial, armazém, etc., e também prestar atenção ao estado do equipamento das ferramentas. É necessário sair de uma diligência razoável com uma ideia razoavelmente sólida de como o negócio está a funcionar e como continuará a funcionar após a aquisição. Não apressar esta parte do processo.
O que procurar ao comprar um negócio?
Tenha cuidado com as contas a receber. Mais uma vez, isto não é necessariamente um fator decisivo, mas é preciso compreender porque é que há contas por pagar. A diminuição das receitas ou do número de clientes imediatamente antes de o negócio ir para a venda não é um bom sinal para os compradores. Idealmente, deve favorecer uma clientela diversificada, leal e permanente.
Instalações, ferramentas ou equipamento mal conservados são um sinal de aviso. A manutenção e manutenção do equipamento pode ser um excelente indicador da saúde geral do negócio. Não só isto não é um bom sinal, como também é mais provável que precise de investimentos futuros para manter o negócio a funcionar. Na era da Internet, as análises dos clientes podem fornecer uma ilustração reveladora do bom desempenho de uma empresa.
Pessoal descontente pode ter um enorme impacto no valor e viabilidade de um negócio, assim como uma elevada taxa de rotatividade de empregados. Finalmente, verificar a classificação de crédito da empresa. Este é um indicador importante a ter em conta.
Há alturas em que obter o conselho certo é um grande investimento. Mesmo para os empresários mais experientes, é aconselhável que o projeto de aquisição de empresas seja estudado por um perito na matéria.